domingo, 30 de setembro de 2012

Mulheres que fizeram e ainda fazem a diferença na sociedade.







Patrícia Rehder Galvão, conhecida Pagu. Militante comunista, foi a primeira mulher presa no Brasil. Nascida em 1910, Pagu sempre foi uma mulher frente à sua época. Ela fumava, falava palavrões,usava roupas ditas inadequadas para uma mulher.

Escritora, desenhista, jornalista, diretora de teatro, Patrícia foi de suma importância para o movimento modernista, porém não participou  da Semana de Arte Moderna, pois tinha apenas 12 anos de idade.
Pagu torna-se militante comunista e é presa no governo Vargas em Santos, em 1933 sai da prisão e em 1935 é presa novamente, só que agora ela está em Paris.






Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, conhecida apenas como Simone de Beauvoir, nasceu em 09/01/1908 em Paris. Feminista, filosofa e escritora. Companheira de Jean-Paul Sartre e em 1949 publica seu primeiro livro "O segundo sexo", livro considerado até a data de hoje como um " manifesto feminista". Livro este que demonstra uma nova maneira do relacionar entre homens e mulheres.



Anita Catarina Malfatti, conhecida como Anita Malfatti, nasceu em 1889. Foi uma grande contribuidora para a Semana de 22. Considerada na época como a artista da "arte rebelde", justamente por isso, sua participação na Semana da Arte Moderna foi marcante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário